quinta-feira, 12 de abril de 2012

Anônimos, um problema ou a solução?!


Muitas vezes buscamos os blogs de Santiago para saber o que está acontecendo na cidade. Percebemos que há uma verdadeira enxurrada de informações de desvios de dinheiros, acusações mútuas, muitos nomes sendo revelados e principalmente muitas ameaças sendo feitas.

Desta forma, notamos que a política em Santiago continua no mesmo nível. Passa os anos  e os nomes na política são sempre os mesmos. Oposição e situação não evoluíram. Mas algo nesta discussão toda é de chamar a atenção, o grande número de pessoas anônimas se manifestando nos blogs. ANONIMATO, palavrinha que está aparecendo bastante ultimamente, assim foi levantada a questão, por que tantos se apresentam como anônimos? Porque não se identificar? O  que impede de fazer isso? A revelação veio rápida, como se manifestar em uma sociedade que não me dá espaço para isso?

Nesta semana tivemos uma prova concreta deste fato. Um blogueiro de Santiago foi alvo de represálias pela Prefeitura Municipal, por divulgar em seu blog notícias contrárias ao que a atual gestão da cidade gostaria. Isso ocorreu de maneira descarada, é quase inacreditável.

Desta forma o anonimato passa a ser uma das únicas maneiras da população poder se expressar. Com o passar do tempo começamos a não querer mais nos evolver com  questões significantes para uma vida em sociedade, não é por não se importar, mas por perceber que não há espaços para discussão, e o revelar a opinião ou não aceitar determinados fatos passa a ser uma forma de comprometer-se. Manter-se anônimo pode remeter ao fato de estar no meio da multidão, sendo apenas mais um, como se não fizesse diferença se posicionar. Ou pode, também, remeter ao sentido de que o importante não é fazer-se notar, mas fazer com que os outros notem-se como pessoas que compartilham o mesmo espaço e portanto os mesmos direitos e problemas.

A força do anonimato busca uma subjetividade política, pois não se liga a nomes de representação política ou identidades que nos diferenciam em maiorias ou minorias. A força do anonimato é, portanto, o que cada um de nós tem quando faz de sua vida um problema comum.

Portanto vamos juntar as nossas forças, e para isso, contamos com a participação de toda a comunidade Santiaguense. Aguardamos o seu email para dar valor a sua opinião em nossa cidade.

7 comentários:

  1. Muito legal, tomara que dê certo!

    ResponderExcluir
  2. Bela reflexão, seria uma ótima forma de unir forças para que Santiago comece a pensar diferente. Ai sim poderia se orgulhar de ser uma CIDADE EDUCADORA, e um lugar bom de se viver.

    ResponderExcluir
  3. Neste caso, acho que deveríamos usar o bom senso. Muitos sabem que o blogueiro que fora alvo de represálias, muitas vezes, em seu blog, refutou notícias importantes somente pelo fato de estas envolverem patrocinadores e apoiadores.
    Ora, jornalismo imparcial não deve levar em consideração 'amigos', 'nomes' ou 'notícias selecionadas', tampouco interpretações pessoais, sob pena de não ser mal interpretado!
    O jornalista mencionado na matéria não pode, agora, sentir-se prejudicado, pois muitos estão fazendo o mesmo que ele já fez. "É um jogo de moeda, em que se da o troco!"

    ResponderExcluir
  4. O maior problema em Santiago é que todo mundo sabe que há uma turma que está no poder desde a época da Ditadura e faz o quer quer lá. E isso, precisar ser mudado.

    ResponderExcluir
  5. O texto está muito bom. E quanto ao comentário sobre a imparcialidade do jornalista em questão, acho que nem vem ao caso, pois independente disso, uma Gestão Pública JAMAIS pode tentar qualquer tipo de "CENSURA" contra qualquer pessoa que seja.

    ResponderExcluir
  6. Bombaaaa. O peseudo jornalista, namorado do Bob e filho do Alvin tá brincando com esse lance de anonimato. perde mais que ganha. mas vamos lá companheiros, uni-vos companheirada.

    ResponderExcluir
  7. Bem bom é o prefeito cassado de São Vicente. É que ele solta o pila pro moço de Stgo.

    ResponderExcluir